Notícias Biologia

Mulheres perto dos 40 anos sem acesso a procriação medicamente assistida

As mulheres prestes a fazer 40 anos estão a ser retiradas das listas para tratamentos de procriação medicamente assistida, apesar de terem tido o processo adiado devido à pandemia. O Ministério da Saúde tinha prometido uma solução que podia passar por encaminhar as utentes para o privado, mas o Jornal de Notícias revela na edição desta segunda-feira que já há mulheres a serem informadas do fim do processo.

Acesse à notícia completa aqui.

Como produtos químicos tóxicos ameaçam espermatozoides e reprodução

A taxa de fertilidade mundial está em declínio há décadas e o chamado 'relógio biológico' das mulheres é frequentemente apontado como um dos principais obstáculos para reverter essa queda.

Mais educação, maior participação no mercado de trabalho, a decisão de casar e de ter filhos mais tarde, maior acesso a métodos contraceptivos, entre outros fatores, estão entre as explicações comuns para o fato de as mulheres engravidarem menos vezes hoje em dia.

Aceda à notícia completa aqui.  

Equipa do ICBAS e da UA distinguida por estudo sobre reprodução assistida

Trabalho que pode abrir portas a uma reprodução medicamente assistida mais eficaz venceu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR).

Um estudo conduzido por investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e da Universidade de Aveiro, e que lança novas pistas para uma reprodução medicamente assistida mais eficaz.

Acesse à notícia completa aqui.

Descoberta uma das causas de malformações embrionárias de algumas doenças genéticas

Descoberta dos Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto "abre caminho para a investigação de novas terapias" para várias doenças genéticas.

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto conseguiram descobrir uma das causas de malformações embrionárias que se verificam em algumas doenças genéticas, abrindo "caminho" para a investigação de novas terapias.

Aceda à notícia completa aqui.

Investigação do i3S explica erro celular associado à formação do cancro

Artigo publicado no prestigiado Journal of Cell Biology desvenda o mecanismo usado pelas células para impedir o desenvolvimento de tumores.

Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) conseguiu desvendar um dos mecanismos que as células usam para garantir a correta distribuição dos seus cromossomas durante a divisão celular e, dessa forma, evitar anomalias genéticas e tumores. 

Acesse à notícia completa aqui.

Sexo eco-friendly? Como tornar sua vida sexual mais sustentável

A preocupação com o meio ambiente está a fazer com que pessoas mudem os seus hábitos na hora de comer, comprar, viajar

Para algumas delas, a busca pela sustentabilidade chegou também à intimidade sexual.

Aceda à notícia completa aqui.

Cuidado com as conclusões sobre o declínio dos espermatozoides no ocidente

Cientistas encontraram falhas num estudo divulgado em 2017 que apresenta uma versão sobre uma ameaça à fertilidade dos homens ocidentais que não tem fundamento científico e que tem sido usada por grupos de extrema-direita nas suas teorias.

Um estudo divulgado esta segunda-feira na revista Human Fertility retoma uma investigação que surgiu em 2017 e apresenta agora uma nova interpretação dos resultados sobre um preocupante declínio de espermatozoides observado que poderia até, no limite, conduzir-nos a uma possível extinção da espécie humana.

Acesse à notícia completa aqui.

Nasceu bebé com com material genético de três pessoas na Grécia

Técnica de fertilização in vitro usa material genético da mãe, do pai e de uma dadora para resolver problemas de infertilidade de uma mulher. Bioquímico português esteve envolvido no terceiro nascimento com recurso a este processo.

A mulher de 32 anos - que tinha problemas de infertilidade - conseguiu engravidar através de uma técnica de fertilização in vitro (FIV) que usa material genético da mãe, do pai e de uma mulher dadora, socorrendo-se ao método da transferência de fuso materno (MST, na sigla em inglês).

Aceda notícia completa aqui.

Covid: por que OMS diz que variante ómicron pode significar o fim da pandemia na Europa

Detectada pela primeira vez em meados de novembro na África do Sul, a variante ómicron do coronavírus causou uma explosão repentina de casos na Europa - que logo se refletiu em diferentes partes do mundo.

De acordo com declarações recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Europa entrou agora numa nova fase, que poderá levar ao fim da pandemia na região. 

Acesse à notícia completa aqui.

Variantes genéticas herdadas dos neandertais causam Covid-19 mais grave

Um estudo europeu publicado nesta quarta-feira na revista Nature identificou um segmento genético no cromossoma 3 que é herdado dos neandertais e que expõe os seus portadores a um risco maior de doença grave por Covid-19.

O estudo é da autoria de Hugo Zeberg, do Instituto Karolinska, na Suécia, e de Svante Pääbo, do Instituto Max Planck de Antropologia da Evolução. 

Aceda à notícia completa aqui.

O estudo que indica que vírus da 'doença do beijo' pode causar esclerose múltipla

Há muito se suspeita que o vírus Epstein-Barr comum (EBV, na sigla em inglês) pode desencadear a esclerose múltipla.

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, fornece a evidência mais forte até o momento de que ele realmente tem um papel fundamental no desencadeamento dessa doença. 

Acesse à notícia completa aqui.

Identificados 12 grupos biológicos únicos de cancro da mama

Atendendo ao perfil genético e às características patológicas, um novo estudo na revista Cell Genomics apresenta um método de classificação que divide os cancros da mama em 12 grupos biológicos distintos.

Aceda à notícia completa aqui.

Primeiro transplante de coração de porco para um ser humano realizado nos EUA

Um homem de 57 anos com uma doença cardíaca grave recebeu um transplante de um coração de porco geneticamente modificado. Alguns dias após a cirurgia, David Bennett está a recuperar bem, segundo a equipa médica.

A cirurgia inédita foi executada por uma equipa da Escola de Medicina e Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA, que anunciou esta segunda-feira que o doente, um homem de 57 anos que sofria de uma grave doença cardíaca.

Acesse à notícia completa aqui.

Cientistas portugueses desbastam a complexa história de domesticação da videira

Ao analisarem 100 genomas completos da videira, investigadores ajudam a clarificar (como quem desbasta para aperfeiçoar) aspectos importantes sobre a transição da videira selvagem para a doméstica na Europa.

Aceda à notícia completa aqui.

Qual o ADN herdado por uma criança com duas mães biológicas?

Chris Fowler, arqueólogo da Universidade de Newcastle, considera a descoberta surpreendente, num túmulo com mais de 5,700 anos. Os restos mortais pertencem a pessoas que viveram entre 3700 - 3600 a.C.

Uma equipa de especialistas examinou os restos mortais de 35 pessoas - num dos túmulos do neolítico mais bem preservados do Reino Unido - e descobriram que 27 pertencem a cinco gerações de uma única família.

Acesse à notícia completa aqui.  

A incrível história de como ADN resolveu o mistério do 'rei perdido' da França

Quando o rei Luís 16 da França e sua esposa, a rainha Maria Antonieta, foram decapitados, em 1793, no auge da Revolução Francesa, eles provavelmente não imaginavam o longo mistério que envolveria um de seus descendentes.

Luís 16 e Maria Antonieta tiveram quatro filhos, dois meninos e duas meninas. Após a morte do filho homem mais velho Luís José, de tuberculose, aos 7 anos, o herdeiro do trono passou a ser Luis Carlos, o delfim da França - título de nobreza usado para designar os príncipes herdeiros do trono.

Aceda à notícia completa aqui.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora