Unidade 1

Reprodução Humana

Ao longo dos três primeiros meses de Biologia, que marcaram mais de metade do nosso 1º semestre, abordamos imensos tópicos, concluindo assim a primeira grande temática "Reprodução Humana". Ao longo desta temática abordámos tópicos como a gametogénese e a fecundação segundo etapas da reprodução humana, observando a formação do ovo ou zigoto e terminando com o desenvolvimento embrionário e a gestação.

Ao longo desta grande temática do que é a Reprodução Humana abordámos imensos tópicos de forma profunda que nos deram a conhecer melhor todo o funcionamento de ambos os sistemas reprodutores, masculino e feminino, assim como todo o processo de fecundação e gestação do feto ou embrião. Para além disto, foi referido ainda de forma muito específica todo o controlo hormonal na produção de gâmetas masculinos (espermatozoides) e femininos (oócito II), verificando todo o processo de união entre estes, assim como todas as etapas que são percorridas para que haja a aceitação do espermatozoide e o início de uma nova vida, ou seja, para que ocorre o processo da fecundação. Por fim, verificámos a importância dos blastocistos e de todos os anexos embrionários para o desenvolvimento do embrião/feto, analisando as mais variadas hormonas que atuam ao longo de uma gravidez. Para terminar, concluiu-se ainda com a análise do controlo hormonal no aleitamento levando a uma melhor compreensão de todos os processos e hormonas responsáveis que levam à formação do leite materno que irão nutrir o bebé, geralmente, nos primeiros meses de vida.

Sendo assim, acho que toda a matéria foi extremamente importante para a compreensão de todos os processos que ocorrem na formação de gâmetas, tanto masculinos como femininos, levando também, posteriormente, à compreensão de todos os processos muito mais complexos que implicam a gravidez e todo o fenómeno da fecundação e do início de uma nova vida. Para além disto, surgindo sempre associado a cada etapa analisada verificou-se as concentrações das hormonas existentes, assim como os vários fenómenos que sintetizavam ou inibiam uma certa hormona. Por fim, foi analisado, obviamente que também há medida que analisávamos as mais várias etapas, o controlo hormonal que era necessário para ocorrer cada fase, como é o caso do controlo hormonal no aleitamento.

Com toda a compreensão desta matéria conseguimos então relacionar muitos dos aspetos e processos aqui aprendidos com muitos fatores ou mesmo fenómenos anteriormente lecionadas, como é o caso da meiose e da mitose ou da reprodução sexuada, por exemplo, ambas aprendidas no 11º ano, ou então mesmo a aprendizagem dos sistemas reprodutores humanos e a reprodução humana dados de forma mais simples no 9º ano.

É importante referir que toda esta matéria foi dada com base em diversos trabalhos de grupo, tendo os tópicos sido repetidos por alguns grupos. Mesmo assim, acho que este fator não é nada negativo, uma vez que nos permitiu abordar os temas com uma maior diversidade, o que também levou à maior compreensão de todos estes fenómenos complexos. Mesmo assim, durante as aulas, não só de apresentação, mas também de preparação para a realização dos trabalhos de grupo, a professora encontrou-se extremamente presente e nunca nos deixou com qualquer dúvida, o que também levou a que a realização e, posteriormente, apresentação dos trabalhos de grupo fossem feitos de forma mais simples. Basicamente, o que pretendo evidenciar é que a professora tornou toda a matéria extremamente mais fácil através das muitas explicações que foi dando, tornando toda a compreensão da matéria lecionada mais simples, o que também levou a que achássemos a matéria mais apetecível, no meu ponto de vista.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora